Cidades

PREOCUPAO

Rio Sono j tem transmisso comunitria do novo Coronavrus; Prefeito Itair Martins testa positivo

06/06/2020 09h23 - Atualizado em 09/06/2020 16h29

Até esta sexta-feira, 5 de junho, o município de Rio Sono havia registrado 22 casos do novo Coronavírus (Covid-19), entre eles, o prefeito da cidade, Itair Martins (DEM).
Ele apresentou na madrugada da quinta, 4 de junho, sintomas leves como coriza e dor de garganta. Foi a segunda vez que ele realizou o teste.

O prefeito está em isolamento domiciliar e afirmou que a esposa e filhos farão novos testes neste sábado, 6.
No boletim epidemiológico desta sexta-feira, Rio Sono recebeu 27 resultados de testes feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), destes foram registrados quatro casos positivos para infecção por Covid-19, aumentando para 22 infectados registrados no município.

Os novos casos são dois homens de 44 e 54 anos de idade, e duas mulheres, com idades de 56 e 62 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Sono mantém em monitoramento os contatos próximos aos pacientes até o fim do período preconizado pelo Ministério da Saúde, além de prestar toda a assistência necessária.

Uma fase mais difícil
De acordo com a nota informativa 11/2020 da Secretaria Municipal de Rio Sono, divulgada nesta sexta-feira, o município entrou na fase de transmissão comunitária do novo Coronavírus, isso significa que não é mais possível mapear e identificar a cadeia de transmissão.
Ainda segundo a pasta, dentro dessas condições, realizar a contenção do contágio só é possível com as medidas de isolamento social e os cuidados sanitários.

Veja os dados do boletim epidemiológico:
Total de 22 casos confirmados desde o início da pandemia;
180 casos suspeitos notificados desde o início da pandemia;
15 casos suspeitos em acompanhamento domiciliar;
150 casos suspeitos descartados;
1 caso confirmado em acompanhamento hospitalar;
2 casos confirmado recuperados; e
Nenhum óbito por Covid-19.

 
(Com informações de Ismael Torre/Rádio Entre Rios)