Cidades

EFEITO CORONAVRUS

Parte do comrcio de Guara ser aberto e ter controle de aglomeraes

27/03/2020 14h19 - Atualizado em 27/03/2020 14h28

Lideranças do Poder Executivo, Legislativo, Aciag, Vigilância Sanitária, Procon e forças de segurança decidiram em favor da flexibilidade de abertura do comércio, de maneira que uma série de restrições devem ser cumpridas como medidas de prevenção contra o coronavírus. O grupo também fundamentou os principais pontos que serão inseridos em um novo decreto que deverá ser publicado ainda hoje no Diário Oficial do Município.

Dentre as medidas adotadas para a criação do novo decreto, ficou decidido que os restaurantes, bares, casas de shows, eventos festivos e culturais, feiras livres (incluindo a Feira Municipal) e cultos religiosos deverão seguir com restrições e fechados. No caso dos produtos alimentícios, deverão operar com entregas pelo delivery. Também foi decido pelos representantes, a suspensão de exposição de produtos nas calçadas do comércio, liberando a abertura de todas as portas para arejar o ambiente, desde que tenha obstáculos para controle do acesso de pessoas, evitando aglomerações.

Inclusive, a aglomeração de pessoas foi ponto principal dos levantamentos. Após a publicação do decreto, os comerciantes deverão colaborar com higienização, esterilização e obedecer 10 metros quadrados por cliente, além de respeitar os 2 metros de distância entre uma pessoa e outra.

Durante o encontro foi criado o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 (CECG), grupo que vai fiscalizar as medidas sanitárias adotadas pelos comerciantes e critérios de criação do novo decreto municipal.

A prefeita Lires Ferneda defendeu que o momento é para consciência dos fatos e ao mesmo tempo consenso e equilíbrio das ações. “Nós como líderes não podemos entrar em pânico, mas com prudência, bom senso e evitar radicalização. Pequenas ideias estão causando grandes mudanças na sociedade”, frisou.

A reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira, 27, na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guaraí (ACIAG), e contou com presença dos representantes do comércio local; com a prefeita Lires Ferneda; presidente da Câmara Municipal – Saboinha Júnior; o tenente-coronel Autieres Bezerra Pimentel- comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar de Guaraí; o delegado regional da Polícia Civil, Adriano Carrasco; o diretor da Vigilância Sanitária de Guaraí, Wellington Sousa; o presidente da Aciag, Antônio Lemos Neto; a empresária Silvana Cezaretti; a responsável pelo Núcleo Regional do Procon de Guaraí, Maria Julia Silva Neta; e a presidente da Subseção da OAB de Guaraí, Marcela Felix Oliveira.