Cidades

GUA DEMAIS

Cheias de rios e ribeires deixam cidade de Rio Sono isolada

22/04/2020 13h07 - Atualizado em 24/04/2020 09h56

Henrique Lopes

Moradores da cidade de Rio Sono, localizada na região centro-norte do Tocantins, a 153 km de Palmas, vivem dias de tensão com a cheia dos Rios Sono e Perdido, além dos ribeirões que cercam o município.

Com pouco mais de seis mil habitantes, a cidade ficou isolada após a balsa que faz a travessia de acesso entre o município e a TO-010 suspendeu as atividades nesta terça e quarta-feira, dias 21 e 22 de abril.

Segundo relatos dos moradores, outros trechos de acesso à zona urbana foram comprometidos. “Ontem à tarde, por volta das 14 horas, o Ribeirão Aldeia passou por cima da ponte no trecho da BR-010, que fica entre a cidade e o povoado de Bonfinópolis”, revelou um dos moradores da cidade.

Na manhã desta quinta-feira, 23, o radialista Ismael Torres, da Rádio Entre Rios, informou que a balsa voltou a fazer a travessia para o porto de acesso ao município de Tocantínia. Ainda segundo o comunicador, o transporte de veículos e pessoas para o porto usado por quem vai a Pedro Afonso continua suspenso.

A situação é acompanhada com cautela pela Prefeitura de Rio Sono, que tem alertado os moradores pelas redes sociais, com informações sobre cuidados a serem tomados. “Fizemos alguns informativos que estamos divulgando via redes sociais. Estamos hoje em contato com a Defesa Civil Estadual. Alertamos para a comunidade evitar a beira dos rios e sobre o risco de alagamento”, afirmou o prefeito Itair Martins, em entrevista ao Portal CNN.

O gestor ainda informou que não existe um levantamento sobre os prejuízos causados pelas cheias e os maiores problemas estão na manutenção de estradas rurais, por causa do aumento do nível dos riachos, e no isolamento da cidade. “Ficamos impedidos de nos locomover, o transtorno maior é que algumas áreas da zona rural estão totalmente isoladas”, completou.

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Centro-Norte Notícias/Portal CNN por apenas R$ 7,00/mês.

É só fazer contato no telefone (63) 98443-5855 (Whats App)