Educao e Cultura

HORTA

APAE de Pedro Afonso recebe apoio de jovens cooperativistas

02/03/2020 09h35 - Atualizado em 05/03/2020 15h03

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro Afonso atende atualmente 98 pessoas, desde crianças até idosos, e fornece três refeições diárias – café da manhã, almoço e lanche da tarde. A maior parte dos gastos é custeada por meio da realização de eventos e doações da comunidade, já que os recursos repassados pelos governos federal e estadual são insuficientes.

Um dos parceiros é o Núcleo Jovem Cooperativista do Tocantins (NJC), que iniciou o projeto “Plantare”. A iniciativa consiste na implantação de uma horta nas dependências da entidade que não tem fins lucrativos para produzir legumes e verduras que irão complementar a alimentação dos apaeanos. O trabalho será realizado pelos integrantes do grupo, que inclusive conta com agrônomos que prestarão assistência técnica.

Domingas Xavier, diretora da Escola Especial Santuário da Vida, mantida pela APAE de Pedro Afonso, afirmou que a iniciativa vai contribuir significativamente para a alimentação dos alunos. Ela também agradeceu e parabenizou os jovens cooperativistas pela parceria com a instituição. “Os jovens sempre apoiam nossas ações a exemploa da doação de alimentos e ajuda na realização do Boi no Rolete em 2019”, lembrou.

Além da horta, o NJC também desenvolverá o “Cinema Solidário” em prol da APAE de Pedro Afonso, onde quem participar doará alimentos não perecíveis para a entidade. As sessões ocorrerão nos meses de março e maio.

NJC

Criado em 08 de junho 2016, o Núcleo Jovem Cooperativista conta atualmente com 25 integrantes. É o primeiro grupo voltado exclusivamente para o público juvenil implantado na região Norte do Brasil. Sua coordenadora atual é a Rosana Xavier.

O NJC nasceu durante o curso de formação da 1ª turma do Programa Modular Juvenil Cooperativista, realizado em Pedro Afonso, com a meta principal de elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, com foco, também, na sucessão familiar.