Cidades

APS BOLETIM

Prefeitura de Pedro Afonso contesta SES e diz que no existem casos suspeitos de coronavrus na cidade

19/03/2020 22h05

A Prefeitura de Pedro Afonso divulgou nota (leia aqui) na noite desta quinta-feira, 19, contestando a informação da Secretaria Estadual da Saúde de que uma pessoa de Pedro Afonso está sendo monitorada suspeita de ter contraído coronavírus (COVID-19). A informação consta no boletim epidemiológico divulgado no final do dia pelo órgão estadual.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Afonso informou que hoje, 19 de março de 2020, foram realizados dois exames de pacientes que não se enquadram nos critérios de casos suspeitos do Ministério da Saúde, porém, para a realização de tais exames fica obrigado a notificação de dados pessoais onde constam o endereço do paciente.

“Não são casos suspeitos, pois os pacientes não tiveram contato com pessoas com sinais e sintomas para o COVID-19 e muito menos estiveram em locais com casos confirmados para a doença. Tais fatores são exigidos para serem tratados como suspeitos”, diz a nota.

Ainda conforme a pasta municipal, por se tratar de meio eletrônico onde constaram os dados, estes poderão a qualquer momento constar como descartados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por último, a Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Afonso afirmou que quando houver casos suspeito que seja enquadrado como “caso suspeito, nos parâmetros e critério da Secretária Estadual e o Ministério da Saúde, a pasta estará informando Boletim Epidemiológico diário no site da Prefeitura Municipal de Pedro Afonso”.

 

Leia por Assunto: Pedro Afonso caso suspeito coronavrus