Cidades

DIA DAS CRIANAS

Servidores se mobilizam para construir brinquedoteca no HRPA

14/10/2019 10h58 - Atualizado em 17/10/2019 20h05

Henrique Lopes

Quem visitou o Hospital Regional de Pedro Afonso Leôncio de Sousa Miranda durante a tarde da sexta-feira, 11 de outubro, foi surpreendido pela Festa das Crianças que reuniu servidores e pacientes em uma celebração que teve o objetivo chamar a atenção da sociedade e dos representantes públicos sobre o cuidado com a saúde e o bem-estar das crianças.

Com balas, guloseimas, brinquedos e brincadeiras oferecidas às crianças, a ação, que faz parte da campanha “Um gesto de Amor”, busca implantar na unidade hospitalar uma brinquedoteca para as crianças e adolescentes internados na enfermaria pediátrica do hospital, que atende sete municípios com uma média de 35 mil habitantes.



Segundo a diretora geral do hospital, Azenath Correia, a intenção é garantir um espaço melhor para as crianças e também aos pais durante o período que elas estão internadas. “Nós não temos um espaço onde a criança possa distrair, ela chega aqui e fica na cama apenas. Muitas vezes isso causa irritação, um desconforto para as crianças e também aos pais. Então, a brinquedoteca vai ser esse espaço onde elas vão poder brincar, interagir com outras crianças, isso acaba ajudando no tratamento delas”, explicou a diretora.



Para a diretora administrativa, Jaqueline Cordeiro Soares, a implantação da brinquedoteca vai auxiliar os pais no cuidados com as crianças dentro da unidade. “A gente vê a dificuldade das mães no dia a dia com os filhos doentes, que às vezes, vem de longe e passam até seis ou oito dias internados”.

A brinquedoteca será instalada em um antigo depósito de materiais que foi desativado e passará por reforma para dar lugar ao espaço dedicado às crianças.

Saída de profissionais
Outra demanda também apontada durante a mobilização foi a perda de especialista. Das três pediatras lotadas no Hospital Regional de Pedro Afonso, apenas uma continua atendendo.

“Nós não podemos perder essas profissionais, pois são crianças de sete municípios sendo atendidas e precisam de um especialista. Estamos fazendo hoje esse evento para que a população possa ajudar a construir a brinquedoteca e também se mobilizar para que as pediatras voltem a atender em nossa cidade”, contou a técnica de enfermeira Regiane Alves, que atua na unidade hospitalar há 16 anos.

Doadores



A campanha “Um gesto de Amor”, organizada pela equipe do Hospital Regional de Pedro Afonso em parceria com servidores, conta com o apoio de diversas instituições, empresas e entidades, que colaboraram com a doação de brinquedos, ar-condicionado, televisão, mesas, entre outros itens.