Cidades

DEMERSON COUTINHO

Aps espera angustiante, jovem de Pedro Afonso passa por cirurgia renal em Miracema

01/10/2019 14h31 - Atualizado em 09/10/2019 17h18

Foram quatro meses de espera e muito sofrimento, mas agora a família do técnico em enfermagem Demerson Coutinho está mais aliviada. Finalmente o jovem de 22 anos foi submetido a cirurgia renal no rim direito que precisava. O morador de Pedro Afonso foi operado por uma equipe médica do Hospital de Referência de Miracema (HRM), no dia 30 de setembro.

Demerson Coutinho, que durante a espera pela cirurgia urológica de nefrectomia direita mais pieloplastia esquerda, após ser diagnosticado com uma doença conhecida como Estenose da Junção Uretero-Pélvica ou Estenose de JUP, recebeu alta diversas vezes, tendo que entrar na justiça contra o Governo do Estado, para que o procedimento fosse realizado, saiu da sala de cirurgia por volta das 19 horas. A cirurgia durou cerca de 5 horas, de acordo informações dos familiares.

Leia mais do caso aqui. 

Este foi o primeiro procedimento deste tipo na unidade hospitalar que é referência para municípios da Região de Saúde Capim Dourado, a cirurgia durou cerca de 5 horas, de acordo informações dos familiares. Segundo a diretora Geral da Unidade, Maria da Penha Bandeira, o atendimento foi possível porque ohospital tem em seu corpo clínico a especialidade de urologia, uma equipe multiprofissional comprometida e temos o suporte necessário da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Fizeram parte da equipe que atuou neste procedimento, os médicos Danillo Tavares Maranhão de Moraes (Urologista), Dhyogo Paulo Severo Silva (Cirurgião Geral) e Paulo Marcio Royo Mota (Anestesista). Segundo o médico Danillo Maranhão, o procedimento é de grande porte pelas condições em que o paciente se encontrava. “O paciente já estava com um rim direito sem funcionar e o rim esquerdo já apresentavam dificuldade na drenagem na urina e por isso, retiramos o direito e melhoramos o funcionamento do outro”, afirmou. 

Em conversa com o Portal CNN, por telefone, a mãe de Demerson Coutinho, Laurides Pereira Coutinho comemorou a realização da cirurgia que, segundo ela, era um dos momentos mais aguardados pelo filho. Já Demerson Coutinho falou da felicidade em ter o procedimento realizado. “O hospital de Miracema me deu total apoio e gostaria de agradecer a todos que me atenderam, em especial ao Dr. Danilo, que se prontificou em resolver o meu problema de saúde e a todos da Secretaria de Saúde que trabalharam para isso”, declarou.