Cidades

ABRAO ROSA

Encontro com quase 180 pessoas destaca temas do universo feminino

25/10/2019 14h09 - Atualizado em 11/11/2019 16h35

Os cuidados com a saúde íntima e a importância do empoderamento feminino prenderam a atenção de aproximadamente 180 mulheres, de diferentes idades, de Pedro Afonso e região, no auditório da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), durante o “Abraço Rosa” realizado na noite de 24 de novembro.

Promovido pela Coapa em parceria com a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o evento fez parte da programação da campanha “Outubro Rosa”, que desenvolve ações de prevenção ao câncer.

Conforme ressaltou a enfermeira Mirian Fabiana, representante da Secretaria Municipal de Saúde e uma das palestrantes da noite, que abordou a saúde intima da mulher, o momento é de extrema importância para que as mulheres tenham conhecimento sobre o seu corpo e também das formas de evitar doenças. “A prevenção é o melhor remédio. Hoje temos aqui dezenas de mulheres que vieram ouvir sobre assuntos do seu dia a dia e muitas vezes têm vergonha ou ainda existe um tabu ao ser tratado socialmente, mas é necessário falar, pois a saúde da mulher é importante. Cuidar disso começa com prevenção”.

A escritora e coach, Mônica Barcelos, que conversou com as mulheres sobre empoderamento feminino destacou a importância de espaços criados por mulheres e para mulheres. “Isso faz com que nossas vozes ecoem. Eu sempre que posso levo a minha filha a esses espaços, pois é uma forma de fortalecer ela enquanto mulher e a sua autoestima”, revelou Mônica.

Atenta a cada informação repassada pelas palestrantes, a recepcionista Ana Maria da Silva Paulino parabenizou a cooperativa e a Prefeitura de Pedro Afonso pela ação. “Foram passadas muitas orientações importantes, temas que sabemos que são úteis, mas não usamos no nosso dia a dia para melhorar a nossa saúde”, destacou.

Já a dona de casa Magali Oliveira acredita que a união de várias mulheres permite a troca de experiências sobre o cotidiano e as dificuldades em comum. “Esses momentos, não apenas por ser o Outubro Rosa, deveria, ser constantes, pois aprendemos bastante. Eu mesmo não sabia de várias coisas que foram faladas aqui hoje”, completou.

A agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Maria Silvana Ramos, ficou impressionada com a recepção das mulheres ao evento. “A gente tinha uma expectativa e ela foi superada de forma impressionante. Isso mostra que é necessário criar espaços de diálogo entre as mulheres e para as mulheres, e a Coapa, vendo essa necessidade, busca fortalecer a construção de espaços e vivências como este”, destacou.
O evento ainda contou com o sorteio de vários brindes para as mulheres.


 

Leia por Assunto: Coapa Outubro Rosa Pedro Afonsopreveno ao cncer sade